0

Tecnologia Bitcoin – Prós e Contras

Neste artigo quero elencar as maiores vantagens e desvantagens no uso cada vez maior de Bitcoin, quais as consequências disso e como podemos aproveitar essa tecnologia da melhor forma, se gostar não deixe de compartilhar.

1. Liberdade Para Pagamentos

É possível qualquer usuário enviar e receber qualquer quantia de dinheiro de forma praticamente instantânea em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Funciona 24 horas por dia 7 dias por semana. Não há fronteiras. Não há limites de valores impostos pela rede.

Na economia Bitcoin e demais cripto moedas, seus usuários devem sempre estar em pleno controle de seu próprio dinheiro. O código fonte é 100% criptografado e é responsável por regular a oferta de moeda aos mineradores, e estes em troca protegem a rede e processam todas as transações. Sem o intervencionismo do governo ou bancos sobre a emissão de mais e mais moedas. Sem as maquiavelices dos grande banqueiros…

como o bitcoin funciona

2. Taxas muito baixas sobre as transações

Pagamentos com essa moeda digital são atualmente processados com taxas (fees) extremamente pequenas, e por vezes nulas. Os usuários podem incluir taxas de transações mais altas que o mínimo, para que sua ordem de pagamento receba tratamento prioritário, o que (quase sempre) resulta em uma confirmação da validade da operação de maneira mais rápida pela rede.

Outra coisa é que atualmente há processadores comerciais para auxiliar comerciantes em operações de processamento, convertendo bitcoins na moeda desejada e em seguida depositando esses fundos diretamente para contas bancárias dos comerciantes diariamente, sem riscos.

Como todos estes serviços são baseados na tecnologia blockchain, eles podem ser oferecidos com taxas muito mais baixas do que com PayPal ou redes de cartão de crédito por exemplo. O que nos faz pensar que no longo prazo o mercado financeiro internacional será praticamente obrigado a cobrar juros e taxas cada vez menores, por causa dessa competição com o protocolo do BTC.

Para exemplificar veja como é hoje em dia:

# Taxa sobre uma transação de $ 1.000

> Paypal, Visa, Mastercard, etc.: 5%+

> Bitcoin: 0,5%+

Me fale, se eu posso vender algo por $100 e ficar com $99,50 via transação com bitcoin, qual meu “incentivo” para continuar usando outros mecanismos de transações, onde eu ficaria com bem menos de $95 ?

As transações realizadas com bitcoins tem custos inferiores, por que os custos de processamento das transferências são distribuídos entre as infraestruturas dos diversos participantes da rede, localizados ao redor de todo o mundo. São as Farms de mineração como Genesis e HashFlare

  • Saiba Como Minerar Bitcoins Na Nuvem Clicando Aqui

3. Menores riscos de fraude para os comerciantes

As transações de Bitcoin são seguras, uma vez feitas não se podem mais voltar, e não contêm informações confidenciais ou pessoais dos envolvidos na transação. Isso protege os usuários de perdas causadas por fraude ou estornos fraudulentos, veja esse exemplo, além de não ser obrigatorio a adotar os exaustivos procedimentos para conformidade com os padrões de seguridade de dados da indústria de cartões de pagamento (PCI DSS, em inglês).

Os comerciantes podem de forma facil expandir seus negócios para novos mercados, onde os cartões de crédito não estão disponíveis ou taxas de fraude são elevadas. Os resultados da aceitação de bitcoins em seu negócio são, por exemplo: taxas mais baixas sobre seu faturamento (ou seja, aumento na sua margem de lucratividade), acesso a mercados maiores (aumento dos clientes em potencial), e menores custos como um todo, inclusive administrativos.

Além de colaborar com o crescimento de um novo modelo de economia, onde os negócios são baseados nas suas trocas em bitcoins, e não em moedas tradicionais!

4. Segurança e controle

Usuários do sistema Bitcoin têm controle total de suas transações; é impossível que os comerciantes forcem cobranças indesejadas ou não notificadas como poderia ocorrer com outras formas de pagamento. Por exemplo, imagine que você deixou seu dinheiro parado na sua conta bancária e o Sr. Banqueiro Safadãoresolveu retirar um valor “X” da sua conta devido a uma cobrança não prevista por você anteriormente.

Os pagamentos com Bitcoin podem ser realizados sem vincular informações pessoais à transação. Isto oferece forte proteção contra furto de identidade, ameaça cada vez mais presente no mundo digital.

Os usuários do Bitcoin também podem proteger seu dinheiro distribuindo-o em diversas carteiras virtuais, realizando cópias de segurança e aplicando criptografia de alta qualidade. Assim, eles terão uma segurança ainda maior que a presente nas instituições financeiras atuais.

5. Exemplo de economia transparente e neutra (Alto grau de accountability)

Toda informação relativa à própria moeda bitcoin está facilmente disponível na blockchain, que é um livro diário com todas as transações já realizadas na economia Bitcoin, para qualquer um verificar e usar em tempo real.

Nenhum indivíduo ou organização pode controlar ou manipular o protocolo Bitcoin, dado que este é seguro por avançadas técnicas de criptografia que estão sendo fortalecidas automaticamente a cada momento do tempo que se passa. Isso permite que o modelo operacional do Bitcoin seja confiável por ser completamente neutro, transparente e previsível.

Quais são as desvantagens do Bitcoin?

1. Baixo grau de aceitação

Muitas pessoas comuns e comerciantes ainda não têm conhecimento sobre o protocolo Bitcoin. A cada dia, mais empresas aceitam bitcoins, porque eles querem todas aquelas vantagens, mas ainda é bem baixo o numero de usuários da moeda.

2. Volatilidade

Pode ser vista como vilã ou como heroína dependendo da situação. Para os traders, a alta volatilidade do preço das bitcoins esconde oportunidades de operações muito rentáveis, se realizadas com cálculo e frieza. Para os usuários comuns, isso pode representar um risco. No entanto, os desenvolvedores e amantes do bitcoin estão a par deste problema e estão trabalhando para solucioná-lo. Existem empresas atualmente fornecendo soluções de hedge para as operações de baixo valor.

Imagine que sua empresa faça uma venda e processe-a através da API de uma dessas empresas especializadas em hedge. Se você combinou no dia 01/jan/20X0, as 10h da manhã, que receberia 100 BRL na forma de 0,10 BTC, isso significa que a cotação BRL/BTC utilizada no momento da venda foi de 1000 BRL /1 BTC, ou seja, para comprar 1 bitcoin o usuario deveria pagar 1000 reais.

1000 BRL = 1 BTC

100 BRL = 0,1 BTC

Se a confirmação da transação demorar 30 minutos, e às 10:30h a cotação de mercado for de 1200 reais para 1 bitcoin, olhe o que acontece:

1200 BRL = 1 BTC

100 BRL = 0,0833333 BTC

120 BRL = 0,1 BTC

E aí, o vendedor deve receber 0,1 BTC e ficar com 120 reais ou receber 120 reais e ficar com 0,083 bitcoins?? A resposta vai depender das configurações personalizadas na sua API (ou você protege a quantidade a receber em bitcoins ou a quantidade em reais).

Existem empresas que prefeririam receber o combinado em BTC e existem empresas que preferem receber o combinado em BRL. Quem arca com os prejuízos ou lucros da variação do preço durante o processamento da operação é a empresa contratada através da API.

O valor total do número de bitcoins em circulação e o número de transações que utilizam Bitcoin ainda é muito pequeno comparado ao que poderia ser, mas muito grande para um negócio com menos de 10 anos de vida. Portanto, eventos relativamente pequenos, trocas na equipe de desenvolvedores, ou até mesmo rumores podem afetar significativamente o seu preço.

Em teoria, esta volatilidade irá diminuir a medida que o mercado de bitcoins e a tecnologia amadurecerem. Nunca antes o mundo havia presenciado a criação de uma cripto moeda, então é realmente difícil (e excitante) imaginar quais os debates ainda estão por vir e como isto irá funcionar.

3. Desenvolvimento em curso

O Software Bitcoin ainda está em fase de testes (“beta”), com muitas funcionalidades incompletas porém em desenvolvimento ativo. Novas ferramentas, recursos e serviços estão em fase de desenvolvimento para fazer o sistema Bitcoin mais seguro e acessível para todos no planeta. A maioria dos negócios baseados em na moeda são novos e ainda não oferecem muita segurança. Todavia, empresas reconhecidas como a Microsoft, Google, Forbes, Visa, a além de outras, estão mostrando apoio à nova tecnologia dado seu potencial. Em geral, pode-se considerar que o Bitcoin ainda está no processo de amadurecimento e deve continuar assim por um longo tempo.

raniel

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *