Como o Bitcoin Funciona
O que é Bitcoin e como funciona, para entender tudo sobre essa moeda digital temos que nos desvincular da ideia de dinheiro em forma física pois o Bitcoin (símbolo: ฿; abrev: BTC) é uma criptomoeda e sistema de pagamento online baseado em protocolo de código aberto que é independente de qualquer autoridade central. Um bitcoin pode ser transferido por um computador ou smartphone sem recurso a uma instituição financeira intermediária.”
O Que é Bitcoin
Hoje você vai entender de uma vez por todas o que é Bitcoin e como Ele Funciona pois vale a pena compreender o funcionamento do ativo que se tornou o melhor investimento dos últimos anos Mineração de Bitcoins e Trading de Bitcoin.
O Bitcoin é muito semelhante a uma coisa que você já usa, como o Dollar, o Euro ou o Real mas essas moedas são emitidas por um banco central e são controladas por pessoas e as pessoas tem sentimentos, erram, mentem e tem segundas intenções…
Exemplo disso é a impressão de cédulas para diminuir o valor da moeda é uma pratica comum da China e em vários países. Isso gera inflação, aumento de preços e pobreza, e definitivamente não é o que queremos.
A História Do Bitcoin
Saber a história dessa moeda é importante para compreender como Bitcoin funciona, então vamos a ela.
Algum dia um gênio ou um louco, depende do ponto de vista, decidiu criar uma moeda que não depende de pessoas, que não tivesse emoções e então nasceu o Bitcoin, essa é a principal característica dele, ninguém o emite ou controla pois ele já é programado para fazer tudo sozinho.
O Bitcoin é formado por uma enorme rede de computadores que trabalha colaborativamente, é uma rede que se ajuda para que a própria moeda possa funcionar. Isso é implementado através do que a gente chama de rede Peer to Peer.
Mas o que é uma rede Peer to Peer e como ele ajuda no funcionamento do bitcoin? Você, provavelmente já deve ter usado uma rede dessas, por exemplo o Skype no seu começo era uma rede desse tipo. Outro exemplo são os Torrens, que são usados para baixar arquivos de pessoa pra pessoa na rede, então é uma coisa que já estava aqui e o Bitcoin implementou na sua tecnologia.
Bitcoin Como Funciona
Uma certa vez um amigo comerciante me fez a pergunta “E o Bitcoin Como Funciona”? E eu dei esse exemplo pra ele: Na hora que alguém chega lá na sua loja pra comprar um produto com uma nota falsa de R$20 você na hora reconhece e não aceita, não é mesmo? Mas e no caso do Bitcoin, onde não tem nenhuma autoridade central quem vai decidir o que é falso e o que não é?
E vamos além, estamos no computador, por que não posso simplesmente dar “Ctrl + C e Ctrl + V” nas minhas moedas para copiá-las e ficar milionário? Simplesmente por que há um mecanismo que impede essas trapaças e é justamente a Blockchain que mantem a ordem.
Como Funciona a Blockchain
O Bitcoin funciona por que tem a segurança baseada numa das maiores forças do universo, a mais elevada das ciências, a Matemática e especificamente na Criptografia. Pra quem não sabe a internet é tão livre que todos tem acesso a tudo que todos fazem, bem isso, mas a Criptografia ajuda a ter certa segurança quando você navega.
Quando você vai fazer uma transação usando cartão de crédito a única coisa que você faz é digitar a senha e em uma fração de segundos a maquininha envia uma mensagem para seu banco e o banco envia uma mensagem para maquininha com “OK”, nesse momento você acredita que o pagamento foi efetuado, você não viu o dinheiro, você também não guarda dinheiro no seu colchão.
Com isso fato é que o seu dinheiro hoje está lá em algum disco rígido, com alguns bits que você nem sabe onde fica e mesmo assim você confia, por que você sabe que o seu BANCO não vai “deletar” a sua riqueza. Mas e com o bitcoin?
É a mesma coisa, mas ao invés de um cartão e uma senha, você tem uma chave privada e essa chave privada é que permite que você tenha acesso a sua conta e da mesma forma que é hoje, o seu dinheiro também fica guardado com alguns bits em algum disco rígido só que você não precisa acreditar que o BANCO não vai deletar sua riqueza, por que nesse caso, quem vai proteger sua riqueza é a mais elevada das ciências, a Matemática, atravez do Blockchain usando a rede peer to peer.
Hoje, ao final de cada dia todas as transações de cartão de crédito feitas em todo no país são enviadas ao banco central e lá ele faz uma compensação, ele valida cada transação e fecha o balanço. Esse processo de compensação/validação também acontece no bitcoin, só que em vez de ser uma vez por dia ele acontece a cada 10 minutos. O “Banco Central” do Bitcoin (Que não é central, ele é distribuído”) fecha as transações que aconteceram nos últimos 10 minutos.
De tempos em tempos, 10 em 10 minutos, novos blocos de transações são formados, criando assim uma Cadeia De Blocos ou BlockChain. Então blockchain é a história do Bitcoin, ele é formado por blocos que contém os resultados consolidados das transações que aconteceram naquele período de tempo. Tudo bem por aí, mas se não tem banco central, quem é que gera esses blocos?
A resposta para essa pergunta é um pouco contra-intuitiva. São todos, um de cada vez. Então para exemplificar imagine uma sala com 100 computadores formando a rede do Bitcoin e eles vão se revesar um de cada vez, cada um deles será o “Banco Central da Vez”, um por um vai validar os blocos de dados e, depois de 10 minutos, passará a vez para o outro e assim por diante. Isso tem duas vantagens:
1 – Ninguém é sobrecarregado
2 – Fica mais difícil de trapacear
Como Funciona a Mineração De Bitcoins
Se qualquer um pode ser o “Banco Central da Vez” e gerar os blocos, por que que não vira um caos? Bem, quem decide quem vai ser o “Banco Central da Vez” é a mais elevada força do universo, isso mesmo a Matemática, através da criptografia!
Imagine que aqueles 100 computadores são submetidos a um teste de cálculo, quem resolver primeiro ganha o dinheiro de ser o “Banco Central Da Vez” e pode então validar/compensar um bloco!
Só que, convenhamos, resolver problemas da trabalho né, e é por isso que ao final da formação de mais um bloco o sistema premei-a o “Banco Central Da Vez” com algumas moedas.
Aí vira uma verdadeira caça ao tesouro não é mesmo, daí vem a expressão de Mineração de Bitcoin. Então perceba que minerar é mais do que simplesmente tentar “achar dinheiro”, ela é fundamental para o próprio funcionamento do Bitcoin, sem mineração a gente não tem como fazer o papel do banco central, não tem como validar as informações.
Bem então não temos tempo a perder! Vamos todos começar a minerar Bitcoins AGORA MESMO!!! Te acalma, não é bem por aí. Hoje está muito difícil pois a competição é grande. Imagine um quadrado de 1,5mm de lado perdido no mundo, ele pode estar em qualquer lugar, oceanos, montanhas e florestas, quem encontrar ele vence. É mais ou menos essa a dificuldade hoje pra você que quer minerar com seu computador.
Mas se esta difícil minerar em casa como posso conseguir Bitcoins? Ou você Minera Bitcoins em Nuvem ou a outra forma é trocando seu serviço por ele, vendendo produtos e aceitando btc e trocando por outras moedas. É aqui que nasce o verdadeiro poder econômico do Bitcoin.
Só lembrando que além do Bitcoin existe outras moedas virtuais como:
- Litecoin
- Dogecoin >> Esta em alta crescente
- Dash >> Grande Expectativa de Alta
- Percoin
- Ripple >> Grande Expectativa de Alta
- Ethereum >> Essa Tem Futuro Pela Segurança nas Transações
Além Dessas, MUITAS outras moedas virtuais nascem todos os anos para tentar encontrar um espaço no mercado, mas afinal qual a diferença entre elas? A grande diferença é que umas são mais rápidas, algumas tem um sistema de mercado ou serviço associado e outras são mais seguras. Tudo isso depende do código por trás da moeda e é isso que vai definir sua segurança e consequentemente vai influenciar no seu valor de mercado.
Falando sobre esse valor de mercado de uma cripto-moeda, é interessante ressaltar que muita gente FICOU RICA logo no inicio do Bitcoin.. Sim, existem diversas histórias como a de um garoto estadunidense que ao completar 15 anos ganhou de presente do seu avô o equivalente a $ 1000 Dólares, o menino já ouvia falar em Bitcoins e tudo mais e sabe o que ele fez? Investiu todo seu dinheiro em Bitcoins e pouco mais de 1 ano a moeda passou de um valor de menos de $ 0,5 (Cinquenta centavos de Dollar) para mais de 1000 Dólares! Caso queira veja o que aconteceu com o garoto.
Bem, ele não foi o único e nem será o único a ficar rico com Bitcoin e outras cripto-moedas. E se você quer uma dica invista em Mineração de Bitcoins e Dogecoins. No começo de 2016 investi uma boa grana e já tive mais de 200% e de retorno.